Fechar pesquisa
      Procure em:

Francoforte/Osnabruque/Aachen, 13 de novembro de 2023

Gaza: ONGs exigem ajuda humanitária para a Faixa de Gaza

As organizações de ajuda e de direitos humanos Misereor, terre des hommes e medico international exortam o governo alemão a interceder por um cessar-fogo humanitário

As organizações de ajuda e de direitos humanos Misereor, terre des hommes e medico international condenam os ataques contínuos à infraestrutura social e às instalações médicas em Gaza como contrários ao direito internacional. A situação atual na Faixa de Gaza é uma catástrofe humanitária, conforme afirmam as três organizações em uma declaração conjunta publicada hoje:

Como organizações de ajuda que há décadas trabalham com organizações israelenses e palestinas independentes, estamos profundamente chocados com a última escalada de violência na região. As atrocidades cometidas pelo Hamas em 7 de outubro marcam uma cisão em Israel, cuja população continua sofrendo com as consequências e a preocupação pelos reféns. Esta violência não pode ser relativizada. Os nossos parceiros perderam amigos, amigas e colegas. Partilhamos a sua dor.

Estamos extremamente preocupados com o fato de a infraestrutura social e as instalações médicas serem alvo de ataques que, em parte, são ilegais ao abrigo do direito internacional. A situação atual em Gaza é uma catástrofe humanitária. A maioria dos dois milhões de habitantes não tem acesso a água potável e eletricidade, o que representa um risco especial para crianças e idosos. Cerca de 40% de todos os hospitais tiveram que suspender as operações e fechar as portas; os restantes estão completamente sobrecarregados e à beira do colapso. Operações necessárias não podem ser realizadas sem eletricidade e suprimentos de sangue. As pessoas vivem amontoadas num diminuto espaço depois que centenas de milhares de palestinos fugiram para o sul de Gaza. Mas também lá, não ficam a salvo dos bombardeios. Cada vez mais pessoas sofrem de fome.

Exortamos o governo alemão a intervir para que estas destruições terminem e a população civil em Gaza e Israel seja protegida contra todos os atos de violência que contrariam o direito internacional.

A população civil precisa urgentemente de ajuda humanitária e que os direitos humanos sejam respeitados. O direito à ajuda humanitária, tal como o direito internacional, é uma conquista após duas terríveis guerras mundiais que tiveram seu início na Europa. Esse direito é válido para todos os seres humanos - em todo o mundo e sem exceção. Reclamar este direito não significa justificar o terror e a guerra.
      Pelo contrário: A prestação de ajuda é um sinal importante contra o terror e a guerra.

Como organizações de ajuda e de direitos humanos comprometidas com os princípios humanitários, exortamos o governo alemão a insistir em seus esforços para garantir a entrega imediata e em quantidade suficiente de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, para salvar vidas.

Por mais imperceptível que pareça nesta situação desesperadora em Israel e na Palestina: Somente quando houver uma perspectiva de futuro para todos e somente quando os direitos de todos os habitantes da região forem assegurados é que haverá segurança para todos e se poderá cortar as bases dos inimigos da paz.

Pedimos ao governo alemão que interceda por um cessar-fogo humanitário que forneça a base para uma perspectiva política de coexistência pacífica entre Israel e Palestina.

Eu apoio Misereor
      • Cooperação ao desenvolvimento desde 1958
      • Mais de 100.000 projetos
      • Na África, Ásia, Oceanía e América Latina